João da Silva
Fernando Rosa
Um pouco da trajetória 

Fernando Rosa é atualmente um dos contrabaixistas mais respeitados do Brasil. Nasceu na periferia de São Paulo, onde iniciou sua jornada musical muito cedo. Começou sua carreira tocando vários estilos musicais, mais ainda muito jovem descobriu a paixão pelo Jazz, Soul e o Funk Music. Estilos nos quais mais tarde, se tornou especialista e apaixonado pela linguagem.

Após algum período ganhando experiência profissional, partiu de cabeça para a música instrumental onde integrou vários grupos. Isso deu a ele um conhecimento muito profundo no universo da música. Ele acredita que essa experiência foi uma universidade da vida, onde fundamentou os seus saberes e lapidou a sua técnica.

Ganhou rapidamente espaço e destaque nas noites paulistanas, onde era constantemente convidado para tocar em bares e em casas de show. Nessa trajetória fez muitos contatos, o que levou a acompanhar grandes nomes da música brasileira.

A sua paixão e determinação, marcaram o seu jeito de tocar. Com o tempo, ele percebeu que mesmo tocando vários estilos musicais, a sua veia jazzística imperava, como também o feeling que tinha absorvido da soul music. Nesse caleidoscópio musical, acabou criando um estilo próprio, que serviu como passaporte para mais um salto em sua carreira, ultrapassando as fronteiras de seu país. Saiu em turnê nos EUA junto com músicos como Chico Pinheiro (solo) Sammy Figueroa (Sonny Rollins) Rachel Z (Wayne Shoter) e gravou com Randy Brecker (Brecker Brothers) Bob Mintzer (Yellow Jackets) Cory Henry (Snarky Puppy) Adam Rogers (Michael Brecker). No Brasil acompanhou artistas como Paula Lima, Izzy Gordon, Tomati Trio, Olmir Stocker, O Teatro Mágico, Kell Smith, entre outros.

Têm como referência grandes nomes da música nacional e internacional. Autodidata e sem nenhuma formação musical tradicional, conseguiu chegar a um alto nível musical no seu instrumento, sendo reconhecido internacionalmente.
  
Com o propósito de ajudar músicos e apaixonados por música, criou o projeto Groove Masters, onde leva a sua visão para que as pessoas consigam atingir seu potencial máximo. É uma metodologia inovadora focada no desenvolvimento rápido da musicalidade, através de técnicas de acompanhar e ouvir discos. Desenvolveu uma maneira de aprendizado diferente, intuitiva e extremamente prática, sem deixar de lado a solidez de ser um músico preparado para todos os contextos.

Recentemente foi citado por Scott Devine Lessons uma das plataformas de ensino mais importantes do mundo. Onde foi considerado um dos 10 fenômenos do contrabaixo brasileiro ao lado de Nico Assumpção, Arthur Maia, Michael Pipoquinha, Thiago do Espírito Santo e outros.

Atualmente acompanha o cantor Ed Motta.